Sibapem participa de Seminário de Metrologia da Remesp

O presidente do SIBAPEM, Carlos Alberto Amarante, participou de uma mesa redonda realizada no último dia 6 de novembro no 1º Seminário de Metrologia Legal promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp). Na oportunidade os representantes do comércio e indústria mostraram suas visões sobre a metrologia legal.

Amarante ressaltou a necessidade de combater a pirataria nos segmentos de balanças, medidores de pressão e termômetros, afirmando que gostaria que, após o evento, fosse criada uma linha de ação efetiva de combate a esta prática.

Segundo o presidente do SIBAPEM, 50% do mercado de balanças está nas mãos da pirataria, o que provoca prejuízos para os fabricantes nacionais, para os comerciantes e, principalmente para os consumidores. Além do SIBAPEM participaram do painel representantes da Plural, Abras e Abimapi.

Abertura

A solenidade de abertura do Enqualab 2018 e do Seminário aconteceu na parte da manhã com as presenças de Celso Scaranelo, presidente da Remesp; Carlos Augusto de Azevedo, do Inmetro; Guaraci Fortes Monteiro Filho, do Impem –SP; Thiago Cunha Soares, do Sebrae-SP e Ricardo Terra, do Senai-SP.

Um dos pontos de destaque do evento foi o lançamento da Campanha que tem por objetivo combater a pirataria no setor de balanças. Foi divulgado um filme e algumas peças de comunicação alertando sobre a prática. O objetivo da Campanha é conscientizar os compradores potenciais de balanças; proteger o comerciante e os usuários; salvaguardar a leal concorrência; coibir essa prática ilegal; sanear o mercado estadual e nacional de balanças e proteger o consumidor final.