Sibapem atua no combate à pirataria

A diretoria do Sibapem participou de uma reunião em visita ao Inmetro, com a presença do diretor de metrologia legal, Marcos Trevisan, quando deram início a um grupo de trabalho específico para combater a pirataria. Foi uma oportunidade para que a entidade pudesse expor a situação enfrentada pelo segmento de balanças computadoras e outros instrumentos de medição.

Representando o Sindicato, estavam presentes o presidente, Carlos Alberto Pereira Amarante, o vice-presidente Zenon Leite Neto e o diretor da Weightech, Carlos Alberto Marin. Eles expuseram a metodologia para mensurar os índices de pirataria, os pontos vulneráveis usados para realizar as contrafações e discutiram formas de impedir que esta prática continue acontecendo. No último semestre, a pirataria atingiu mais de 60% do mercado importado. O Sibapem entregou um ofício e uma brochura ao órgão regulador, explicando a situação, detalhando as importações irregulares, com imagens da pirataria e sugestões de mudanças.

O presidente Carlos Alberto Pereira Amarante se comprometeu a fornecer dados relacionados aos importadores de produtos pirateados, além de colaborar com uma eventual revisão do texto da Portaria 333/2012 e outros documentos. Foi uma oportunidade de expor e analisar os dados disponíveis, discutir formas de combater esta prática e de organizar um cronograma de ações futuras contra a pirataria.