Atenção consumidor! Dicas para a hora das compras

O Dia do Consumidor já passou, mas algumas informações são bem-vindas sempre.

Como ação para o Dia do Consumidor, celebrado no último dia 15 de março, o Inmetro compartilhou algumas dicas para o público. O SIBAPEM reforça algumas delas, que dizem respeito ao setor de metrologia.

É muito importante verificar a validade das balanças dos estabelecimentos que frequentamos. Quando comprar qualquer produto por peso, observe se a balança possui o selo “verificado até 2020 (ou 2021)”. Esse selo garante que a máquina foi verificada e aprovada pelo Inmetro.

Um indicativo de que a balança pode não estar em dia com a regulamentação é o idioma – se constarem informações como peso e preço em inglês, por exemplo. Nesses casos, o instituto recomenda que se entre em contato com sua Ouvidoria, cujo  número de telefone é 0800 285 1818. Maiores informações podem ser encontradas clicando aqui.

Denúncias de pirataria também podem ser feitas pelo mesmo canal. É importante que, além de não consumir, a população reporte o comércio de produtos falsificados. Além de causar desemprego, perda de tributos para União, estados e municípios e fomentar o crime organizado, essas mercadorias oferecem risco à saúde e à segurança de quem consome.

Lembramos ainda que a pirataria não é um problema exclusivo com a metrologia ou com balanças. O SIBAPEM cuida e denuncia toda forma de pirataria em metrologia: balanças, termômetros, medidores de pressão arterial, taxímetros etc. Não adquira nenhum desses produtos sem as informações em português, sem lacre e selo do INMETRO, sem garantia de origem ou nota fiscal.